Atualizada no início deste
mês, ou seja, em apenas uma semana, a Delegacia Virtual do Maranhão já
contabilizou mais de 14 mil acessos de usuários. O serviço é oferecido pela
Polícia Civil do Maranhão e tem o objetivo de agilizar o atendimento ao cidadão
e facilitar o acesso ao boletim de ocorrência e denúncias, sem a necessidade de
deslocamento imediato do comunicante à Delegacia de Polícia.
De acordo com o relatório,
após a atualização, a Delegacia Virtual registrou 14.384 acessos, desse total
foram gerados 466 boletins de ocorrência, sendo 233 por extravio, 88 de
preservação de direito e 172 de furtos simples. Com esses números, as
autoridades policiais acreditam que houve uma redução no número de registros
nas delegacias dos bairros.
Além dos serviços de
registros de boletins de ocorrências de perda ou extravio de documentos, como
Carteira de Identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de
Eleitor e objetos, a Delegacia Virtual ainda disponibiliza de uma galeria de
fotos de procurados da justiça do estado, sendo uma parceria entre o Disque
Denúncia e a Secretaria de Segurança Pública, e outra galeria com fotos de
pessoas desaparecidas.
Para registar um boletim
de ocorrência pela Delegacia Virtual, o comunicante dever acessar o site da
Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (www.ssp.ma.gov.br) ou da Polícia
Civil (www.policiacivil.ma.gov.br), selecionar a opção Delegacia Virtual, em seguida
a opção tipo de ocorrência, fazer o registro e a partir daí preencher o
formulário com todos os dados da ocorrência, contatos e dados das pessoas
envolvidas.
O registro será realizado
em poucos minutos, após análise da ocorrência por uma autoridade policial o
documento será disponibilizado para impressão. A polícia alerta que a falsa
comunicação de crime está sujeita à penalidade conforme determinação do artigo
340 do código penal brasileiro, que também vale para os registros através da
internet.
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