JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE! CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE!  CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

BACABAL TEM 2 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19

Assecom Bacabal - A confirmação de dois casos positivos para o novo coronavírus (Covid- 19) foi feita pelo secretário Municipal de Saúde, James Soares, no final da tarde de terça-feira (14) em entrevista coletiva no auditório da secretaria Municipal de Saúde – SEMUS.

Além do secretário, participaram da entrevista a Médica coordenadora do Comitê de Crise, Dra. Yvanna Lopes Carvalhal e a Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Jessica Raianne.

De acordo com o último boletim sobre o novo coronavirus divulgado pela secretaria Estadual de Saúde (SES) o Maranhão tem 478 casos confirmados da doença. Sendo 378 pacientes ativos, 68 recuperados, e 32 óbitos. Munido destas informações o secretário iniciou sua fala explicando que os dois pacientes de Bacabal  tiveram testagem inicial positiva em laboratórios particulares da cidade e que, em seguida, após a Semus ser notificada e com a adoção de todos os critérios preventivos do Ministério da Saúde, o exame foi repetido e mais uma vez confirmado em ambos os casos.

Sobre as características clínicas dos pacientes, a Dra. Yvanna Carvalhal explica: “uma paciente do sexo feminino de 58 anos, [hipertensa] estável cumprindo isolamento domiciliar; e o outro é um paciente de 45 anos sem nenhuma comorbidade também em isolamento domiciliar, paciente estável”.

James Soares ratificou ainda que o paciente do sexo masculino tem endereço firmado em Bacabal - entretanto, reside em São Luis. Que o mesmo veio a Bacabal para fazer o exame pois não conseguiu fazer o teste em São Luís e que já retornou para a  Capital e cumpre o isolamento.

A coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica, enfermeira Jessica Raianne, informou que hoje no Município de Bacabal já foram descartados 2 casos suspeitos; houve dois óbitos por H1N1; além de mais 5 pacientes suspeitos que aguardam resultados de exames para o novo coronavírus.

As autoridades municipais de saúde ainda destacaram que a gestão municipal está empenhada em combater a pandemia, por isso, conforme determinações do prefeito Edvan Brandão, as medidas que já foram tomadas continuam em vigor para evitar o aumento dos casos e ainda tratar paciente com sintomas da doença. Eles também pediram que a população de Bacabal adote com mais rigor as medidas de prevenção individual como: higienizar as mãos, evitar aglomerações e que pessoas em situação de risco, que permaneçam em casa.

A secretaria Municipal de Saúde mantém 5 Unidades Básicas (UBS´s) em regime de plantão (das 7:00 às 19:00) de segunda à sexta-feira nos bairros: Areia; Cohab; Vila Coelho Dias; Santos Dumont e Juçaral, para os primeiros atendimentos de pacientes com suspeita do novo coronavírus.  Além da Unidade de Pronto Atendimento – UPA que servirá para atender pacientes com sintomas leves e moderados e o trabalho diário de fiscalização das equipes de Vigilância Sanitária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário