Janeiro se despedirá em
grande estilo. É que hoje (31), último dia do mês, três fenômenos lunares
acontecerão simultaneamente. Trata-se da Super Lua, da Lua Azul e de um Eclipse
Lunar.
Mas você sabe o que são eles?
Super Lua
A Super Lua, nada mais é do que uma lua cheia em um período em que o ponto da órbita está mais próximo da Terra, o que costuma acontecer de duas a três vezes por ano. Essa proximidade faz com que a lua pareça maior e mais brilhante.
Lua Azul
Apesar do nome, a lua não fica azul. Na verdade, esse é o nome dado a segunda lua cheia quando esta acontece dentro do mesmo mês. Como, neste ano, uma lua cheia já ocorreu no dia 1º de janeiro e essa segunda no dia 31, ela é chamada de Lua Azul, que assim como a primeira também será uma Super Lua.
Eclipse Lunar
No mesmo dia da Super Lua e da Lua Azul, acontece um eclipse lunar. Neste fenômeno, a lua entra na sombra da Terra ficando com uma cor alaranjada devido os raios de luz que atravessam a atmosfera terrestre. Esse tom pode variar entre avermelhado forte e laranja bem sutil, depende do grau de poluição da nossa atmosfera. “Infelizmente, esse eclipse lunar não será visto no Brasil em 31 de janeiro. Mas, no dia 27 de julho deste ano, teremos outro e esse será visível para os brasileiros”, contou o professor e astrônomo, Cássio Barbosa.
O lado bom é que para
observar a Super Lua, que também será uma Lua Azul, não é necessário
instrumento algum. Basta ir a um espaço aberto com ampla visão do céu. Dica:
Aguarde até que ela esteja baixa no horizonte, quando estará mais amarelada e
mais próxima de árvores e prédios, deixando a comparação interessante.(Fonte:
folhaonline.es).
Nenhum comentário:
Postar um comentário