JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE! CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE!  CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

14 DE NOVEMBRO! DIA MUNDIAL DO DIABETES

O Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, foi criado para alertar as pessoas sobre a doença, que acomete cerca de 8% da população brasileira. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (FID), entidade vinculada á Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo mundo.

A data é representada por um círculo azul. Em várias culturas, o círculo simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

Todo ano é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os portadores da doença.

"A família e o diabetes" é o tema do Dia Mundial do Diabetes 2018

O tema "a família e o diabetes" foi escolhido para a campanha dos anos de 2018 e 2019, a fim de alinhar o Dia Mundial do Diabetes ao atual plano estratégico da Federação Internacional de Diabetes, que tem como objetivos:

- aumentar a conscientização sobre o impacto do diabetes na família e a rede de apoio das pessoas afetadas;

- promover o papel da família na gestão, no cuidado, na prevenção e na educação do diabetes.

O que é Diabetes:

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. 

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário