JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE! CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE!  CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

terça-feira, 2 de outubro de 2018

UBS DO CENTRO ABRE A CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA EM BACABAL

Assecom Bacabal
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade, localizada na Rua Barbosa, deu a largada na manha desta terça-feira, 02, a programação elaborada pela secretaria municipal de saúde para o engajamento da pasta na campanha nacional Outro Rosa. A ação contou de palestras sobre câncer de mama e câncer de colo do útero que foram ministradas pelos médicos Dra. Fernanda e Dr.João, além da Biomédica Emanuele Morais e da enfermeira Girlene.

A diretora da UBS, Rosineide Morais, serviu aos pacientes e as pessoas que participaram da ação, um farto café da manhã a todos os presentes. Outras ações da campanha estão programadas para acontecer durante todo o decorrer do mês de outubro.

Campanha Outubro Rosa

O grande objetivo desse programa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama.

É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região.
Todo o movimento teve início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan G. Komen for the cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama.

Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo do movimento.

O primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês.

Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos. Na terceira semana de maio de 2008, em comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza da Barra, em São Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Em outubro do mesmo ano, diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2012, mostrou que, em 20 anos, as mortes de mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário