Agora, a população de
baixa renda que ainda não tem acesso ao Tarifa Social de Energia Elétrica
poderá aderir ao programa por meio de telefone, site ou atendimento virtual.
Criados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento
Social (Sedes), os canais de atendimento servirão para facilitar o acesso dos
usuários aos descontos de até 100% na tarifa de energia elétrica. No Maranhão,
Governo do Estado, Equatorial Energia e FAMEM vêm, desde o ano passado,
promovendo campanhas para aumentar o número de pessoas beneficiadas no
Maranhão.
Criado pelo Governo
Federal, o programa consiste na redução da tarifa de energia elétrica para
clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais, como indígenas e
quilombolas. O secretário Márcio Honaiser explica que as ferramentas foram
pensadas como uma forma de auxiliar na garantia dos benefícios sociais às
famílias maranhenses de baixa renda, em tempos de pandemia.
“Normalmente o cadastro do
Tarifa Social é feito presencialmente, nas agências da Equatorial Cemar ou nos
Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios. Pensando nas
famílias em vulnerabilidade social, que agora mais do que nunca precisam dos
benefícios de complementação de renda, disponibilizaremos o site e o telefone
para que essas pessoas possam se cadastrar e garantir o que lhes é de direito,
sem colocar a saúde em risco”, disse Márcio Honaiser.
Além do site
www.tarifasocial.sedes.ma.gov.br, os usuários poderão conversar com a Mara,
assistente virtual criada exclusivamente para tirar dúvidas e efetuar o
cadastro no programa para ter direito aos descontos.
Em razão da pandemia do
novo Corona Vírus (Covid-19), na última quarta-feira (08), o Governo Federal
divulgou Medida Provisória que garante 100% de desconto na conta de energia dos
beneficiários do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que o
consumo seja inferior ou igual a 220kw/mês, no período de 1° de abril a 30 de
junho de 2020.
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