VEJA -
O trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego pela internet. A novidade
faz parte de um pacote de ações para melhorar o atendimento e a qualificação
dos trabalhadores lançado ontem, terça-feira(21) pelo governo federal.
No caso do
seguro-desemprego, a mudança permitirá que o trabalhador dê entrada no pedido
de benefício assim que receber os documentos demissionais. Pela regra anterior,
o trabalhador precisava agendar um horário de atendimento do Sistema Nacional
de Emprego (Sine), preencher um formulário e entregar a documentação.
Com isso, o prazo de 30
dias para começar a receber o seguro começa a contar a partir da solicitação na
internet, e não mais da entrega dos documentos no posto do Sine, o que agiliza
a liberação do pagamento.
O procedimento ainda não
elimina a necessidade de ir depois até um posto do Sine, mas irá agilizar o
atendimento.
O Ministério do Trabalho
também lançou a Carteira de Trabalho
Digital, uma versão eletrônica, digitalizada, do documento tradicional. O
documento não substitui o documento em papel.
A facilidade, segundo o
Ministério do Trabalho, é que trabalhador poderá acessar qualquer informação
sobre o contrato de trabalho vigente ou anterior pelo celular. Também será
possível pedir a 1ª ou 2ª vias da carteira de trabalho em papel pelo
aplicativo.
Também foi anunciada a
criação da Escola do Trabalhador,
uma plataforma digital de ensino à distância. Segundo o ministério, a
plataforma tem capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de
brasileiros.
Outra novidade é o
lançamento do aplicativo Sine Fácil
no sistema operacional iOS. Pelo aplicativo, o trabalhador pode encontrar de
forma rápida e prática vagas de emprego na rede Sine de todo o Brasil, de
qualquer smartphone ou tablet conectado à internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário