Foto Reprodução: O Math -
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Segundo a literatura
médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de
adquirir destrezas matemáticas.
Alunos discalcúlicos podem
experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de
compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações
matemáticas, um número estimado entre 3% a 6% da população sofre de
discalculia.
Frequentemente,
especialistas descrevem a discalculia como a "prima matemática" da
dislexia.
Inteirar-se de sua
existência foi "simultaneamente uma fonte de irritação e alívio",
conta a escritora americana Hannah Tomes, que desde de criança dizia ter
"pavor de tudo relacionado a números".
"Não podia ver a hora
em um relógio desde que tinha 15 anos, e tive de praticar muito para conseguir
superar essa barreira. Até hoje me dá um pouco de pânico quando alguém me
pergunta que horas são".
Se tivesse sabido dessa
condição, "talvez teria sido mais benevolente comigo mesma quando era
criança", escreve ela.
Dificuldade
severa
Cabe ressaltar que a
discalculia é um transtorno mental que consiste em ter dificuldade severa para
fazer cálculos aritméticos.
"Em algumas crianças,
a memória do procedimento pode não funcionar bem, por isso as habilidades
matemáticas não se automatizam", explica Tanya M. Evans, responsável por
um estudo realizado pela Centro Médico da Universidade Georgetown e pela Universidade
de Stanford nos EUA.
Várias pesquisas mostram
que a discalculia tem um alto componente hereditário. Outras indicam que o
problema se relaciona com o desenvolvimento do cérebro no útero da mãe ou nos
primeiros anos de vida do récem-nascido.
Por outro lado, muitos
especialistas concordam que, se o assunto for abordado no momento indicado e de
forma adequada, é possível obter resultados tão promissores quanto os já
registrados com crianças disléxicas. Eles ressaltam ser importante que a discalculia
seja tão conhecida quanto a dislexia.
Pistas
Há vários sinais de alerta
para detectar essa condição, seja em crianças em idade pré-escolar seja
naquelas que terminam a escola.
Em linhas gerais, os
indicadores mais comuns de discalculia são:
* Fazer contas com a ajuda
dos dedos em idade mais avançada do que o normal
* Ter dificuldades para
fazer estimativas aproximadas
Fonte: BBC Brasil
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