A Unidade Básica de Saúde
(UBS) do centro da cidade, localizada na Rua Barbosa, deu a largada na manha
desta terça-feira, 02, a programação elaborada pela secretaria municipal de
saúde para o engajamento da pasta na campanha nacional Outro Rosa. A ação
contou de palestras sobre câncer de mama e câncer de colo do útero que foram
ministradas pelos médicos Dra. Fernanda e Dr.João, além da Biomédica Emanuele Morais
e da enfermeira Girlene.
A diretora da UBS,
Rosineide Morais, serviu aos pacientes e as pessoas que participaram da ação,
um farto café da manhã a todos os presentes. Outras ações da campanha
estão programadas para acontecer durante todo o decorrer do mês de outubro.
Campanha
Outubro Rosa
O grande objetivo desse
programa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as
mulheres: o câncer de mama.
É um tipo de alerta para
que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e
aumentar as chances de cura.
A campanha incentiva
também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países),
no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de
caroço na região.
Todo o movimento teve
início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan
G. Komen for the cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também
informar e alertar sobre o câncer de mama.
Todas as pessoas que
participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se
tornou o símbolo do movimento.
O primeiro vestígio da
campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do
Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera,
localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês.
Essa iniciativa partiu de
um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a
uma empresa europeia de cosméticos. Na terceira semana de maio de 2008, em
comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza da Barra, em São
Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
Em outubro do mesmo ano,
diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o
caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro: a estátua do
Cristo Redentor.
Segundo dados do INCA
(Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente
entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, uma
pesquisa realizada pelo IBGE, em 2012, mostrou que, em 20 anos, as mortes de
mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7%.
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